segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Purificando Agua de trilha....

Num acampamento, a água é um dos seus itens mais preciosos, mas algumas vezes, a mãe natureza não quer nos prover água limpa para beber. É aí que um filtro de água ou um purificador entra em cena.

Primeiramente vamos ver as diferenças entre um filtro e um purificador. Um remove os organismos microscópicos empurrando a água através de um tipo de tela ou filtro. Mas não se preocupe, esses filtros são extremamente pequenos. Você verá filtros classificados como .2 mícron. O que significa é que os furinhos da tela são 2 x 10-6 metros, ou para as pessoas não técnicas, os buraquinhos são pequenininhos pra caramba. Um purificador faz o mesmo que um filtro, empurrando a água através de algum tipo de tela, mas ele também adiciona um pouco de iodo para matar os organismos vivos.

E agora você deve estar se perguntando, "Devo comprar um filtro ou um purificador?" E a resposta é, realmente, não importa muito. Cada um lhe oferecerá a proteção desejada. Se você está saindo para uma viagem longa, por mais de uma semana, e você vai estar perto de água conhecidamente contaminada, você deverá escolher um purificador. Ele adiciona um pequeno fator de segurança, porque você não vai querer nenhum problema intestinal que estrague o passeio. Mas se você vai a uma caminhada de poucos dias, então um filtro será mais que adequado.

Uma outra coisa a verificar na compra de um filtro é a taxa de bombeamento, ou quão rápido a água passa através do filtro. Veja também se você poderá substituir o refill no seu filtro. Durante a vida do refill, procure limpá-lo com freqüência para prolongar a sua vida útil.

Agora, se você ainda tem algumas restrições quanto aos filtros, você pode sempre retornar aos bons tabletes de iodo. Uma rápida dica: se você está usando tabletes de iodo num purificador e tem problemas de tiróide, então consulte seu médico.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.