CANYONINGNada mais é que uma atividade de rapel em cachoeira. Alguns equipamentos são diferentes do rapel tradicional. As vezes é necessário utilizar um rapel guiado (outra corda) para desviar o praticante das fortes águas das cachoeiras. É uma atividade recompensada por muita adrenalina e no final sempre por um bom banho de cachoeira. No PETAR o cascading mais alto é de 48 metros de altura (Cascading Cachoeira Arapongas) e o mais praticado é o das Cachoeiras do Sem Fim, por ser pequeno (10 metros) e de fácil acesso.
ESCALADA
Em algumas cavernas é necessário utilizar técnicas de escaladas para vencer alguns obstáculos. A caverna preferida dos escaladores é a Caverna do Ouro Groso. Ela possui vários pontos que são necessários escalar para poder continuar a visitação.
Técnicas Verticais em Cavernas: É a soma de algumas técnicas ou atividades, como o rapel (utilizado para descer) e técnicas de Ascensão (subida). As ancoragens da corda, pontos onde prende-la, os tipos de equipamentos para serem usados nesse ambiente, são levados muito a sério para essa atividade. Desceu tem que subir. Como?! Para isso aprende as Técnicas Verticais.
ESPORTES RADICAIS
Local mais perfeito para a prática de esportes radicais como no PETAR, acredito que não exista. Opções não faltam.
Rapeis de mais de 250 metros de altura, dentro e fora de cavernas, tirolesas, bóia cross, acqua ride, duck, bike, trekking, escaladas e mergulhos dentro de cavernas, cascading, canyonig, corrida de aventura e espeleo. São algumas das atividades que a região oferece.
Sabiam que o Bóia Cross / Acqua Ride nasceu no PETAR?! Surgiu no início da década de 80. Com exploradores que utilizam câmaras de "pneus de fuscas ou caminhões" para levar seus equipamentos (câmera fotográfica, carbureto e roupa seca) para dentro das cavernas.
Até que um dia um grupo de amigos resolveu seguir as águas do Rio Betari, que passa pelo Núcleo de Santana, até o bairro. Bom, pra que vir andando pelo rio?! Só deitar nas bóias e deixar o rio levar.
A partir de então, todos que vinham ao PETAR queriam fazer o mesmo. Aí nasceu esse esporte. (Reconhecido pela Associação Brasileira de Esportes Aquáticos e pela Associação Brasileira de Acqua Ride - ABAR).
Algumas dessas atividades como rapel e o bóia cross nível III encontram-se impossibilitadas de se praticar atualmente dentro das áreas do parque. Por isso havendo interesse, deve-se comunicar com antecedência a direção do PETAR para verificar a possibilidade.
De qualquer forma essas atividades devem ser feitas por pessoas experientes e acompanhas sempre por um monitor local.
Veja alguns dos esportes que são possíveis de se praticar no PETAR.
Espeleo: Com certeza a atividade mais praticada no PETAR. Quem estando aqui na região não entrou numa caverna?! Existe o Espeleo mais light, que é aquele que se faz ao entrar em toda caverna e existe o que é feito por quem está explorando novos "Salões" ou novas cavernas, esse é mais arriscado. É uma atividade que deve ser feita no mínimo por 03 pessoas e com muitas técnicas de escaladas, rapeis...
Tirolesa: Técnica utilizada também para vencer obstáculos, parecida com os rapeis. Com ela é possível passar de um lado ao outro dos "Salões" das cavernas ou cruzar os rios.
Corrida de Aventura: É esporte de competição que reúne um conjunto de atividades, como rapel, bóia cross, tirolesa, canoagem, bike, trekking e espeleo. O PETAR tem se destacado em nível nacional, sendo um local perfeito para a pratica desse esporte de competição.
http://www.trilhaseaventuras.com.br/


Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir