sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

O que fazer em Petar - SP Part. Final


TREKKING

Além das inúmeras cavernas e cachoeiras, existem no PETAR outros atrativos, como os "mirantes", trilhas ecológicas, visita ao Centro Histórico da Cidade de Iporanga, artesanato em barro e a Casa do Artesão da Cidade de Apiaí, "Observação de OVNIs", passeios de canoas no Rio Ribeira de Iguape e luais com fogueiras na beira do Rio Betari.

Não se contentou com tantas cavernas e cachoeiras? Escolha um desses atrativos e conheça mais sobre a rica cultura da região.

Alguns dos atrativos:

Mirante da Boa Vista: Avista-se todo o Vale do Rio Betari. No fundo estão algumas das principais cavernas e atrativos do parque. Lugar magnífico. O pôr ou nascer do sol é algo que provoca arrepios. Agora, observar a noite desse ponto da foto, faz você se sentir entre as estrelas, entre o céu.

Acesso de carro pela estrada Apiaí-Iporanga. 20 min.

Mirante do Núcleo de Santana: Vista do Vale do Rio Betari. Ao fundo estão as cavernas de Santana, Morro Preto, Couto e Água Suja. Observam-se os paredões de rocha cálcarea no vale.

Acesso pelo Núcleo de Santana. Carro ou caminhando. 5 min.

Trilha do Rio Betari: Com certeza a trilha mais linda que há no PETAR. Toda ela é pela mata ciliar que protege o Rio Betari. Cruzando o rio em alguns pontos e passando em frente à bocas de algumas cavernas, como a Caverna da Água Suja e Cafezal, indo terminar nas Cachoeiras das Andorinhas e Betarizinho. Ótima para se fazer fotos da fauna e flora da região. Avistam-se bandos de Bugios, macacos, pacas, lontras e muitas aves.

Acesso pelo Núcleo de Santana. Percurso de 2 hs de caminhada.

Piscina do Rio Betari: Local ideal para dar um mergulho. Fica no ao lado das principais pousadas e campings do PETAR, no Bairro da Serra. No verão é local de encontro de toda a comunidade e ponto de partida para a atividade de Bóia Cross (Nível 01).

Localiza-se no Bairro da Serra, trilha para o Núcleo do Ouro Grosso.

Lual na Beira do Rio: Após um longo dia de caminhadas, nada melhor que reunir a galera e ir fazer um lual na beira do Rio Betari. Fogueira e violão, combinação perfeita.

Melhor lugar: ao lado da Piscina do Rio Betari, caminho do Núcleo Ouro Grosso.

Quilombo do Ivaporunduva: Os quilombos são registros de uma belíssima história de lutas e de organização e respeito, do homem. Retratam séculos de convivência harmoniosa.

O Quilombo do Ivaporunduva é uma mostra clara disso. Hoje possuí estruturas e monitores formados para atender grupos de escolas. Não deixe de conhecer um pouco sobre nossa história.

Localiza-se na estrada entre Iporanga-Eldorado. Para chegar é necessário atravessar o Rio Ribeira de canoa de madeira ou de balsa.

Centro Histórico da Cidade de Iporanga: O "homem-branco" chegou onde hoje é a cidade de Iporanga, em 1576. Hoje já são quase 500 anos de histórias. A cidade possui um centro histórico tombado e considerado um patrimônio da humanidade, pela UNESCO / ONU.

A Igreja Matriz é o símbolo, ao lado de casarões do século passado.

Observação de OVNIs: Tema intrigante e totalmente estranho. Todos acham o mesmo até presenciarem alguns fenômenos de luzes que ocorrem no Vale do Rio Betari, mas a dúvida continua, o que seriam as 'bolas de fogo' sobrevoando o vale?!

Centenas de moradores locais e turistas já presenciaram esse acontecimento. Vindo ao PETAR, separe uma noite para ir até o Mirante da Boa Vista e observar esse fenômeno nada estranho.

Mirante do Bairro da Serra: Avistam-se todo o Bairro da Serra. Ao fundo vê-se o Rio Betari, todo sinuoso, correndo por entre as montanhas. Dá prá ouvir o canto dos galos e o som do próprio rio.

Localiza-se numa propriedade particular, no Bairro da Serra. Trilha de acesso de 1 km ou 30 min.












Fonte:http://www.trilhaseaventuras.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.