Atualmente, há grande confusão sobre o conceito dos vestuários denominados "segunda pele". Mas, afinal, o que são e como funcionam estas roupas?
Segunda pele, também conhecida como UNDERWEAR, é um termo derivado da palavra inglesa Base Layer, que traduzindo ao pé da letra significa Camada de base. São roupas especiais que utilizadas em contato direto com a pele (por isso é importante que sejam grudadas ao corpo e de preferência com costuras planas) mantêm o corpo seco e em temperatura estável. Isso acontece, pois são confeccionadas com tecidos inteligentes que facilitam a passagem do vapor da transpiração. Fibras especiais na parte interna destes tecidos absorvem a umidade do corpo transportando-a para a superfície externa, movendo 30% mais umidade do que os tecidos monocomponentes. A umidade atinge a camada externa, espalhando se uniformemente para acelerar o processo de evaporação, possibilitando assim que o processo de secagem seja duas vezes mais rápido do que em tecidos de algodão.
Estes tecidos se destacam também pelo baixo peso e volume, por oferecerem maior liberdade de movimentos, por serem fáceis de lavar e de secar e por não precisarem passar. A escolha ideal do Base Layer dependerá das condições climáticas de sua atividade. Por exemplo: O X-SENSOR é ideal para atividades que necessitam de baixa proteção térmica e é adaptável a diferentes condições climáticas. O X-THERMO possui médio isolamento térmico com ótima relação peso e volume. O X-POWER possui alto isolamento térmico, indicado para ambientes de extremo frio.
![]() |
