Segundo a direção do parque, ambas pousadas foram fechadas por não atenderem as condições mínimas de esgotamento. Já tinham sido multadas anteriormente e foram notificadas para se adequarem. Isto também já faz muito tempo. O tempo passou, o Alsene mudou de mãos, e eles nada fizeram. O parque foi infelizmente obrigado a fechar as duas pousadas por determinação superior, leia-se polícia federal.
O dono a Pousada dos Lobos nos informou que ele tinha contratado uma empresa de Varginha que constatou que o esgoto da pousada era tratado e a saída do mesmo, após análise, estava de acordo com as normas exigidas e também quanto a qualidade da água que é utilizada pela pousada. Este laudo com a defesa foi enviado ao Ministério Público, na época em BH, e até a presente data o Mistério Público não se manifestou. Ele ainda informou que há dois anos atrás o Mistério Público contratou a Copasa de Itamonte para fazer análise do esgoto, mas ele não sabe como foram colhidas as amostras e nem onde foram, disse ele que provavelmente pelo resultado apresentado essa amostra foi na entrada da fossa.
Com esse disse-não-disse quem perde sempre são as pessoas que gostam de se aventurar no nosso belo Planalto de Itatiaia, nosso primeiro parque nacional está no CTI – O PNI morre a cada dia nas mãos de pseudoprotetores ambientais
