domingo, 8 de novembro de 2009

Parque Estadual da Serra do Papagaio - MG

Se você está à procura de um local tranqüilo e que possua caminhadas que atravessam matas exuberantes, bosques de araucária, picos de mais de 2.000 metros de altitude e em cachoeiras refrescantes, esse local é o Parque Estadual da Serra do Papagaio. No inverno as baixas temperaturas conferem um charme especial ao lugar, e no verão com as temperaturas mais altas e as cachoeiras mais cheias, é a época ideal para se tomar um refrescante banho.


Serra do Papagaio

O Parque Estadual da Serra do Papagaio fez, em agosto passado, oito anos de vida; mas por enquanto ele ainda não saiu do papel, é um parque apenas por um decreto, ainda não foi zoneado e tem apenas 3% de suas terras desapropriadas e regularizadas. Esse não é um processo rápido, pois mexe com interesses de muitas pessoas.

Mesmo com todos esses problemas o parque é o local ideal para os aventureiros de plantão, além de possuir belas caminhadas para qualquer excursionista o parque ainda é o local propício para a prática de muitas outras atividades outdoor como: o mountain-biking, escalada, cavalgada, bóia-cross, canionismo, além de outras.

O parque está localizado na Serra da Mantiqueira ao sul do Estado de Minas Gerais e possui uma área de 22.917 ha. abrangendo os municípios de Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto. O Parque engloba a Serra do Papagaio e a Serra do Garrafão e apresenta mais da metade de suas áreas acima dos 1.800m de altitude, tendo seu ponto culminante no Pico do Bandeira com seus 2,357m de altitude.

O parque se interliga com a porção norte do Parque Nacional do Itatiaia formando um importante corredor ecológico aumentando o resgate e preservação do restante de Mata Atlântica do Estado, além de ser uma importante reserva de muitas espécies de mamíferos, aves e anfíbios, convivendo e se reproduzindo graças a essa área preservada. Das espécies que se destacam, podemos citar o papagaio do peito roxo que dá nome ao parque, raposas, cachorros-do-campo, porcos do mato, onças, jaguatiricas e lobos-guará. No parque concentram-se ainda, as nascentes dos principais rios formadores da bacia do Rio Grande, que é o grande responsável pelo abastecimento de água dos grandes centros urbanos do sul de Minas.


Cachoeira dos Garcias

Uma boa proposta de roteiro (para um fim-de-semana) nessa região, é no sábado fazer uma pequena e bela caminhada para curtir um banho refrescante nas águas límpidas e geladas da bela cachoeira dos Garcias, além de comer uma deliciosa truta no jantar. A cachoeira dos Garcias possui aproximadamente 25 metros de altura por sete metros de largura e sua queda d'água termina numa piscina natural - ideal para banho com uma profundidade que varia de três a cinco metros.

No domingo, a sugestão é a subida do Pico do Papagaio via Retiro dos Pedros, que é uma longa, mas bela caminhada de 8 horas (ida e volta). O Pico do Papagaio é um conjunto rochoso de oito picos localizados na serra de mesmo nome. Seu nome é devido a bandos de papagaios do peito roxo que faziam seus ninhos próximos ao pico, e não pelo seu formato. O pico tem a forma arredondada que se desenvolve em sentido horizontal de oeste para leste, com várias pontas, terminando com uma grande rocha, com 2.293m de altitude.


Cume do Pico do Papagaio

Acampamento: Na região existem alguns campings com alguma estrutura, mas minha sugestão é para fazer um acampamento selvagem no próprio parque.

Recomendo principalmente três locais:

O primeiro é próximo da parte de cima da Cachoeira dos Garcias, um lugar bem protegido com água em abundância (atenção ao fazer suas necessidades fisiológicas de, no mínimo, cinqüenta metros de distância das fontes de água). O bom desse acampamento é que você não precisará andar muito tempo com as mochilas cargueiras nas costas, mas o melhor vem à noite: imagine dormir escutando o barulhinho da cachoeira...

A segunda opção é acampar no Retiro dos Pedros, um amplo platô com uma vista panorâmica incrível da região e também com água de fácil acesso.

A terceira opção é acampar no próprio Pico do Papagaio, mas com o inconveniente de não ser muito protegido, com uma área limitada e com água escassa há vinte minutos antes do pico.

O que levar: Caso você queira acampar, leve todo material de camping (barraca, saco de dormir, isolante térmico, fogareiro, lanterna e pilhas reservas), além de comida para o fim-de-semana. Não esqueça de levar um anorak ou um bom casaco, pois nessa região costuma fazer muito frio.

Caso queira mais informações, acesse o site www.clubedosaventureiros.com e poste sua dúvida no fórum.


..: Clube dos Aventureiros :..
www.clubedosaventureiros.com