segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Manual do Mochileiro de 1ª Viagem

O que são ou quem são “os Mochileiros”?
Uma descrição "enciclopédica" do que venha a ser um mochileiro, seria algo parecido com isso:

Mochileiros02
Mochileiro 
É um viajante independente. Ou seja, aquele que organiza e faz suas viagens por conta própria, sem depender de operadoras ou agentes de viagem. Para isso ele pesquisa muito para reunir informações sobre o destino que deseja conhecer. Tudo é planejado com muito tempo de antecedência. Isso faz com que ele diminua os riscos da viagem, reduzindo a possibilidade de cair em alguma roubada. Tornar a viagem o mais econômica possível é uma constante. A idéia é subtrair tudo que é supérfluo e achar as formas mais baratas de chegar e se locomover pelo destino, isso inclui desde promoções de passagens aéreas na internet , passando pela utilização de transporte público até a carona. Na hora de se hospedar muitos preferem os hostels ou albergues, que além de serem mais baratos, também são pontos de encontro de viajantes de todos os cantos do mundo. Pousadas, hotéis econômicos e campings são outros meios utilizados. A grana economizada é utilizada pra fazer a viagem durar mais ou é gasta com diversão. Mochileiros gostam de destinos pouco explorados pelo turismo convencional e principalmente os que são inóspitos e selvagens. Gostam de compreender os locais por onde passam e vão sempre além dos cartões postais.




A descrição acima é apenas um "passar de olhos" sobre o assunto. Nestes 10 anos de comunidade o que conseguimos enxergar em comum entre tantas pessoas diferentes que por aqui passam todos os dias é a paixão por viajar. Paixão por viajar de verdade e não apenas passear por cartões postais. O Mochileiros.com se tornou o ponto de encontro destes apaixonados por viajar. Entre eles há trekkers, montanhistas, mergulhadores, cicloturistas, campistas, jipeiros, motoqueiros, trilheiros, excursionistas e os que se consideram apenas Mochileiros. Há quem prefira viajar de carro ou de moto ou de bicicleta ou a pé. Há de tudo um pouco, até turistas e outros que, sabe-se lá porque, odeiam a palavra mochileiro.



Quer saber mais? Leia o texto:

Ser Mochileiro(a)! por Ogum777





Você quer "fazer o seu primeiro Mochilão"?

Todos dias novos usuários chegam na comunidade sempre muito entusiasmados para fazer o seu primeiro mochilão. Isso é muito bom e demonstra que Brasileiros e Portugueses cada dia mais estão aderindo ao Backpacker Tourism, mas é preciso entender que "mochilar" é muito mais que viajar com uma mochila nas costas. Além da vontade e do ímpeto aventureiro, que é muito importante e positivo, é necessário também saber que é primordial planejar e principalmente investir tempo pesquisando sobre os destinos para onde se deseja viajar. Esse é o segredo de todo viajante experiente. Todos os usuários mais antigos e colaborativos desta comunidade, passam sempre por esse ritual. Pesquisam e planejam muito antes de partir. Portanto tenha paciência e tente entender que o ritual de planejamento e pesquisa não pode ser ignorado e deve ser encarado como parte da viagem


Por onde começar?

Seguem algumas dicas direcionadas para alguns tipos de viagem:



Mochilão por vários países 


Dica Nº 1 - Reunir o máximo de informações sobre os destinos que irá visitar

Comece pesquisando sobre a "logística da viagem"
• Quais as principais rotas e formas de transporte para se chegar nos destinos escolhidos. 
• Quais as principais formas de se hospedar e quanto elas custam. 
• Quais são as "principais atrações" e se as mesmas são de fácil acesso ou demandam a contratação de serviços de tours ou guias e quanto custam estes serviços. 
• Pesquise também o básico sobre a cultura, a história, a política, a geografia, a economia, etc de determinado lugar. 
• Se deseja visitar parques nacionais e outras áreas preservadas e selvagens tente saber mais sobre a fauna e flora da região e os cuidados que se deve tomar antes de se aventurar em alguma trilha. 
• Quais são as roupas e equipamentos mais adequados ao clima e geografia das regiões que irá visitar.


Onde pesquisar isso tudo?

Aqui no Mochileiros.com você irá encontrar muita informação sobre a logística e as atrações dos destinos. São informações quentes e dicas de quem esteve nos mesmos locais que você irá conhecer. Clique no ícone Destinos que fica no topo de todas as páginas aqui do site. Neste link você encontrará um índice organizado por continentes e subcontinentes. Navegue pelos links e leia tudo sobre os destinos que irá visitar. Para saber quais equipamentos e roupas são mais adequados, pesquise a seção Equipamentos de Camping e Aventura aqui do Mochileiros.com



Para facilitar sua vida: Use nosso sistema de busca

O Mochileiros.com possui um sistema de busca muito completo, ele fica do lado direito no topo da tela e também no rodapé de todas as páginas. Possui um campo de texto em cor amarela com o botão "Pesquisar" abaixo. 


Pesquise sobre cada destino que pretende visitar: Comece pelo nome dos países, depois pelos nomes das cidades e por final pelos nomes das atrações. Faça uma busca de cada vez e visite cada link dos resultados com bastante atenção. 


Ainda na seção Destinos você também irá encontrar outras 3 opções que podem ser de grande ajuda, são elas: Relatos de ViagemRoteiros de Viagem eCompanhia para Viajar.


Em Relatos de Viagem, como já diz o nome, você irá encontrar diversos relatos de viagens postados por outros membros do site. Eles estão organizados e separados por continentes e subcontinentes. Ali há muitas informações importantes sobre os destinos. Tente ler relatos de pessoas que viajaram para os mesmos destinos que você deseja conhecer. Quando retornar de sua viagem você poderá também postar e compartilhar seu próprio relato nesta mesma seção. 


Em Roteiros de Viagem você encontrará Roteiros de Viagem organizados e separados por continentes e subcontinentes. São roteiros formulados e enviados por membros do site. Você poderá também compartilhar o seu próprio roteiro. O objetivo é fazer com que essa interação entre projetos de roteiros possa ajudar e melhorar o roteiro e conhecimento de todos que participam das discussões. Crie o seu roteiro e compartilhe com todos e quando tiver conhecimento sobre algum destino, também comente o roteiro de outros usuários.


Em Companhia para Viajar você que não quer viajar só, poderá abrir um tópico convidando outros usuários do site a acompanhá-lo em sua viagem. Se preferir poderá também pesquisar se já não há outros membros que vão para o mesmo lugar que você. Esta seção também está organizada e separada por continentes e subcontinentes. 


Além do Mochileiros.com seguem dicas de outros sites onde você também encontrará informações úteis para sua viagem:


Na Wikipédia (http://pt.wikipedia.org) você irá encontrar todas informações básicas sobre a cultura, a história, a política, a geografia e a economia dos destinos que irá visitar. Pesquise nela pelo nome das cidades e países por onde irá passar. 


No portal da Lonely Planet (http://www.lonelyplanet.com/), do popular guia impresso para mochileiros, a seção community traz blogs de viajantes e um fórum muito bom, o Thorn Tree


Se você quer fazer trilhas e para isso possui um GPS, há um ótimo banco de dados de tracklogs no GPSies.com


travelpod.com também é outro bom lugar pra pesquisar, o site é um servidor de blogs com viajantes do mundo todo. 


Pra ver fotos dos destinos para onde vai viajar, a dica é visitar o Flickr (http://www.flickr.com) e jogar lá na busca do site os nomes das cidades e atrações por onde irá passar. 




Dica Nº 2 - Ficar antenado no que está acontecendo nos locais por onde irá passar

Acompanhar o noticiário sobre os destinos que irá conhecer também é muito importante. Ficar antenado no que se passa pode evitar acidentes e outras roubadas. Você poderá evitar localidades que estão passando por intempéries ou manifestações de cunho político, ou até mesmo o contrário, ficará sabendo sobre algum evento ou festa interessante.


Para essa tarefa você pode usar o Google Notícias: (http://news.google.com.br/) Se tiver conhecimento da língua o ideal é pesquisar as notícias utilizando a busca do Google News local. Para isso mude a língua padrão e visite o endereço do Google daquele país: (http://www.google.com.br/language_tools?hl=pt-BR


No OnlineNewsPapers.com você encontrará um diretório com sites de jornais de todo o mundo (http://www.onlinenewspapers.com/)


Se pesquisar no google por "world newspaper directory" também irá encontrar diversos sites como esse.




Aqui no Mochileiros.com fique sempre atento na seção Notícias e Eventos:
(http://www.mochileiros.com/noticias-eventos-f101.html)




Dica Nº 3 - Vocabulário de sobrevivência

Mesmo que seu inglês seja fluente, saber palavras e expressões básicas na língua local também pode lhe ser muito útil. Demonstra que você se deu ao trabalho de aprender e isso pode te facilitar a vida em determinadas situações. 


Na internet você irá encontrar muitos sites com esse tipo de conteúdo. No Google pesquise pelas seguintes frases:

vocabulario viagem ingles

vocabulario viagem Espanhol

vocabulario viagem italiano

vocabulario ingles 
Utilize a mesma lógica de busca para outras línguas.


O site Bab.la possui um guia de sobrevivência para viagens bastante completo:
http://pt.bab.la/viagens/guia-de-sobrevivencia/



Aqui no Mochileiros.com também criamos uma seção com esse intuito, é o fórum Vocabulário Básico para Viagem em (http://www.mochileiros.com/vocabulario-basico-para-viagem-f481.html). 


Dica Nº 4 - Cuidados com dinheiro em espécie e outras formas de pagamento

Nunca leve em espécie tudo que irá gastar e se possível espalhe seu orçamento em várias formas de pagamento. O que levar em espécie divida em várias partes. Exemplo: Coloque uma parte em um Money Belt, outra se possível em um Leg Money Belt, uma terceira parte em alguma peça de roupa na mochila e a quarta parte para fazer pequenos pagamentos, na carteira ou bolso ou faça da maneira que achar melhor "mas nunca deixe todos os ovos na mesma cesta". 


Cheques de viagem eletrônicos também são muito úteis e seguros, o mais utilizado é o Visa Travel Money


Cartões de debito e crédito também são uma opção. Os da Rede Cirrus são aceitos em 210 países. No link abaixo você irá encontrar uma busca por ATM's(Caixas eletrônicos) em todo o mundo: http://www.mastercard.com/us/personal/en/cardholderservices/atmlocations/index.html



A rede VISA atende 170 países e no link abaixo você encontrará um sistema de busca por estes ATM's.
http://visa.via.infonow.net/locator/global/



Confira aqui no Mochileiros.com os seguintes tópicos relacionados:

:arrow: Como transportar dinheiro?

:arrow: Visa Travel Money e Imigração

:arrow: Dinheiro X Câmbio o que fazer? 





Dica Nº 5 - Atenção com as zonas de risco

Zonas de Risco neste caso são os locais com conflitos armados ou com altos índices de criminalidade. É bom saber se nos destinos que irá visitar há locais assim. Há Mashups do Google Maps na internet com esses dados, procure pelas palavras chave:
crime maps

nome do destino + Crime Map
Conflict Map



Dica Nº 6 - Não ostentar

O pior de todos os comportamentos de risco sem dúvida é a ostentação. Por isso evite ostentar. Você irá ver mochileiros do mundo todo com roupas simples. Essa é a receita. Vista-se o mais simples possível e sem penduricalhos e outros objetos que chamem atenção. 


Dica Nº 7 - Saúde do Viajante

Você deve ficar atento às doenças e epidemias nos destinos que irá visitar, para tomar as vacinas certas e evitar comportamentos de risco. Há um mashup do Google maps muito bom sobre isso é o: http://www.healthmap.org/pt



Um mal muito comum em qualquer viagem internacional é a chamada Diarréia do Viajante, para saber sobre ela e outras doenças a serem evitadas leia oManual da Saúde do Viajante, produzido por Claudia Severo (
http://www.mochileiros.com/manual-da-saude-do-viajante-t36050.html)


Se pretende visitar locais com altitude acima de 2500m fique atento nas dicas do tópico: Soroche, Mal de Altura ou Mal da Altitude(http://www.mochileiros.com/soroche-mal-de-altura-ou-mal-da-altitude-t24338.html)


Dica Nº 8 - Pechinchar sempre!

Turistas e principalmente turistas estrangeiros sempre pagam mais caro por tudo. É como se carregassem na testa uma placa: Tenho dinheiro sobrando, cobre mais caro! Não é só no Brasil que isso acontece! Por isso pechinche sempre! Principalmente quando o produto ou serviço não tiver o preço exposto de forma clara. Se usar essa regra com certeza irá economizar muito. Se tiver vergonha de pechinchar, em alguns casos pagará até 3 vezes mais do que pagaria um cidadão local pelo mesmo produto ou serviço. Pechinche sem medo de ser feliz!



Dica Nº 9 - Economizando na alimentação

Se a grana é curta não hesite em comprar comida em supermercados

A maioria dos albergues/hostels possui uma cozinha coletiva que fica a disposição dos hóspedes exatamente para esse propósito. Além do mais é assim que nascem amizades e romances :mrgreen: . Não se envergonhe em chegar e propor a outros viajantes "uma vaquinha no supermercado" para comprar itens para cozinhar o almoço ou jantar! O dinheiro que economizar com isso, você pode gastar à noite na balada com seus companheiros de rango! 


Isso não exclui você de saborear delícias da gastronomia local, pois os restaurantes populares também podem ser um ótima opção. Pense em uma Feijoada como exemplo. É um prato típico brasileiro, criado pelos escravos que aproveitavam restos de carne e os misturavam ao feijão. Um prato barato e delicioso que hoje é vendido por uma pequena fortuna em restaurantes para turistas aqui no Brasil. Esse é o tipo de coisa que acontece em todo o mundo. Há restaurantes frequentados pela população local que vendem os mesmos pratos e são muito mais baratos, pois você paga realmente pelo prato e não pelo marketing e, não se espante se a comida for melhor. 


Sim, há também restaurantes tradicionais e outros que são uma atração de fato, e estes devem ser visitados como tal, mas se quiser economizar na alimentação pense e haja como se fosse um cidadão local.


Dica de programa de TV sobre Viagem e Gastronomia:

Assista ao programa No Reservations produzido pelo Travel Channel e que no Brasil é exibido através do canal Discovery Travel & Living e facilmente encontrado no Youtube e veja como faz o escritor e chef de cozinha nova-iorquino Anthony Bourdain, que demonstra claramente em suas viagens que boa gastronomia também pode ser simples e barata! 


Confira a 1ª parte do episódio feito em São Paulo:





Dica Nº 10 - Economizando na compra da passagem aérea

Para economizar na compra da passagem siga as dicas abaixo:



1ª - Compre sempre pela internet. É economia certa! 
2ª - Pesquise nos sites das companhias, nos sites de agências especializadas em venda de passagens aéreas e em comparadores de preço de passagens aéreas. Faça as buscas com pelos menos 3 datas diferentes. Como se fosse voar daqui a 3 dias, 1 mês e 3 meses. O objetivo é entender como funciona a política de preços de tal companhia. Algumas vendem muito mais barato se você comprar com antecipação, outras não. 
3ª - Evite comprar passagens só de ida (one way) pois elas custam quase o mesmo preço das Round Trip (ida e volta). 
4ª - Se planejar a viagem com antencedência você poderá adquirir a passagem em alguma promoção ou leilão na internet.
5ª - Se seu roteiro for flexível tente pesquisar por passagens em rotas alternativas. 


Para ilustrar todas as dicas fizemos testes e usamos como referência a compra de uma passagem de ida e Volta São Paulo x Cidade do México.


Pesquisando nos sites das companhias aéreas



Para exemplificar fizemos um teste utilizando a nossa receita nos sites das seguintes companhias:



:arrow: Copa Airlines

:arrow: Mexicana




O primeiro exemplo é do site da Copa Airlines.


Na 1ª busca utilizamos o critério para efetuar a compra da passagem com apenas 2 dias de antecedência:


São Paulo x Cidade do México - Ida 08/12/2009
Cidade do México x São Paulo - Volta 08/01/2010


O valor da passagem ficou em USD 1,329.22



Na 2ª busca utilizamos o critério com com data flexível e para a compra da passagem com no mínimo 1 mês de antecedência:


São Paulo x Cidade do México - Ida 20/12/2009
Cidade do México x São Paulo - Volta 14/01/2010


O Valor da Passagem ficou em USD 1,024.72



Na 3º busca o critério foi a compra com pelo menos 3 meses de antecedência:


São Paulo x Cidade do México - Ida 26/02/2010
Cidade do México x São Paulo - Volta 28/03/2010


Valor da Passagem caiu para USD 974.72



Na Copa Airlines, a diferença entre a a mais cara e a mais barata chegou a US$ 354.50. Isso poderia ser melhor, pois nesta companhia também há passagens denominadas como PROMO, mas como a busca foi feita em uma data considerada de alta temporada não conseguimos achar esta passagens. De qualquer maneira o exemplo deixa claro a atual política de preço da companhia. Isso obviamente pode mudar a qualquer momento.




A segunda busca foi efetuada no site da Companhia Aérea Mexicana. Confira:


Na 1ª busca o critério foi a compra da passagem com apenas 2 dias de antecedência:


São Paulo x Cidade do México - Ida 08/12/2009
Cidade do México x São Paulo - Volta 11/01/2010


O valor da passagem foi de USD 1.177,07



Na 2º busca o critério foi a compra da passagem com 1 mês ao menos de antecedência:


São Paulo x Cidade do México - Ida 14/01/2010
Cidade do México x São Paulo - Volta 08/02/2010


O valor da passagem foi de USD 1.486,07. O preço variou pra cima, ao contrário da Copa Airlines.


Já na 3ª busca o critério foi a compra da passagem com pelo menos 3 meses de antecedência:


São Paulo x Cidade do México - Ida 01/03/2010
Cidade do México x São Paulo - Volta 31/03/2010


O valor da passagem saiu pelo mesmo preço da compra com 2 dias de antecedência. USD 1,177.07 



Comparando a política de preços das 2 companhias:



O resultado mostra que se a compra da passagem for com 2 dias de antecedência a Mexicana é a mais econômica, já nas outras opções, comprar a passagem pela Copa Airlines seria melhor opção:


2 dias de antencedência

Copa Airlines USD 1,329.22

Mexicana USD 1,177.07



1 mês de antecedência:

Copa Airlines USD 1,024.72

Mexicana USD 1.486,07



3 Meses de Antencedência

Copa Airlines USD 974.72

Mexicana USD 1,177.07 



Essas são apenas 2 das companhias que fazem esse trajeto e o teste deixa claro que vale muito a pena planejar com bastante antecedência e pesquisar muito antes de comprar. 




Utilizando sites de comparação de preços de passagens aéreas



Existem diversos sites que fazem esse serviço de comparação de preços de passagens aéreas. Uns funcionam bem outros nem tanto. 


Confira alguns exemplos:

http://www.fly.com/

http://www.kayak.com/flights/

http://www.skyscanner.net/

http://www.decolar.com/

http://www.mundi.com.br/

http://www.momondo.com/



Para saber como funciona toda a burocracia que envolve o processo de a compra até o embarque, leia o ótimo Tutorial - Passagem Aérea Internacionalproduzido por joycebandi


Fonte: http://www.mochileiros.com