sábado, 24 de julho de 2010

Turismo em Itu

Cidade famosa por tudo lá ser de tamanho exagerado, fama inaugurada pelo comediante Francisco Flaviano de Almeida, o famoso Simplício. Em 2010, a cidade completou 400 anos e hoje é um dos municípios mais importantes do Brasil, com sua história e fama, que ajudou a tornar o país uma República.
Itu já foi a cidade mais rica do Estado, sendo famosa por nela residirem muitos Barões do Café e autoridades importantes do País.
Com um imenso potencial turístico, graças a seu inestimável patrimônio histórico, cultural, religioso, gastronômico, ambiental e arquitetônico, Itu também é conhecida como "terra dos exageros", em razão do saudoso humorista ituano Francisco Flaviano de Almeida, o Simplício.

Hoje a cidade possui um perfil misto, unindo turismo, comércio, prestação de serviços e indústrias. Sobre este último setor de atividade econômica, o município está implantando atualmente um distrito industrial em área de um milhão de metros quadrados, na região do Pirapitingui.
REDE HOTELEIRA
Itu pode ser considerada como a cidade com a maior concentração de campings no Brasil. Existem diversas explicações para este fato, mas algumas razões são: sua natureza exuberante, proximidade dos grandes centros urbanos como São Paulo e Campinas e, principalmente, sua vocação religiosa, o que sempre atraiu muitas romarias e peregrinações.
Atualmente Itu dispõe de completa e ótima infra-estrutura, dispondo de uma ampla rede hoteleira, tanto para os amantes do tradicional campismo em barracas, como para aqueles que buscam mais conforto e comodidade de hotéis, pousadas, chalés e apartamentos.
GASTRONOMIA
Com a sua vocação turística, Itu destaca-se também pela sua rede gastronômica, com diversas opções, seja na região central, rural, fazendas históricas e ótimos restaurantes em campings e pousadas. Destaque para o Bar do Alemão de Itu, com a sua famosa parmeggiana.
HISTÓRIA E FUNDAÇÃO
Com a criação de uma capela em louvor a Nossa Senhora da Candelária pelo bandeirante Domingos Fernandes, a data oficial da fundação de Itu é 02 de fevereiro 1610. Tal capela existiu onde hoje há o marco de fundação da cidade na Praça Padre Anchieta (Largo do Bom Jesus).

O nome "Utu-Guaçu", que futuramente tornou-se Itu, significava "grande queda d'água". A mesma cachoeira que deu o nome para Itu está no Rio Tietê e inspirou também o nome da cidade vizinha, Salto.
A participação de Itu na política Nacional teve também grande destaque na Magna Convenção do Partido Republicano em 1873, nela realizada. O desenvolvimento econômico deu-lhe a condição de maior produtora de cana de açúcar durante o período Imperial. Também teve destaque no ciclo do café, que foi a atividade base do município até 1935, estimulando a vinda de imigrantes, em especial, italianos.

Em 1869, instalou-se a primeira fábrica de tecidos de algodão, sendo a primeira movida a vapor da Província de São Paulo. Mas foi só a partir de 1950, que várias fábricas começaram a se instalar na cidade.
Também nessa época, ocorreu grande migração rural em busca de trabalho. Em 1968, com a conclusão da rodovia Castelo Branco, novas empresas instalaram-se em Itu, principalmente às margens de suas estradas de acesso.
CONHEÇA MAIS
ATRATIVOS HISTÓRICOS DE ITU

Casa Imperial
A casa encomendada por Francisco de Paula Souza e Mello, construída com muito requinte e fino acabamento, e que pertenceu posteriormente a Carlos Pereira Mendes, hospedou em 1884 a Princesa Isabel e seu marido Conde DEu.
Por essa razão o solar ficou conhecido como Casa Imperial. Restaurada e conservada pela Família Caselli, a Casa Imperial, situada À  Praça Dom Pedro I, é um dos marcos significativos das antigas residências de Itu. Não é aberta a visitação por ser uma residência.
Cruzeiro de São Francisco
FotoNo antigo largo de São Francisco, atual Praça Dom Pedro I, um cruzeiro erguido em cantaria trabalho atribuído a Frei Antônio de Pádua, é a única memória que resta do imponente conjunto formado pelas edificações da Igreja São Luis de Tolosa, do Convento e da Igreja de São Francisco da Ordem Terceira, erguido pela Ordem Franciscana entre os séculos XVII e XVIII.
Dentre os registros iconográficos deste Convento, destaca-se uma excelente aquarela executada por um artista ituano, Miguelzinho Dutra.
Fábrica São Luiz
À esquina da Rua Paula Souza com a Praça Dom Pedro I, ergueu-se o edifício que abrigou a primeira fábrica de tecidos movida a vapor do Estado de São Paulo.
Inaugurada em 1869, foi construída com o capital de um grupo local, a fábrica foi ampliada no final do século, com o projeto do engenheiro Artur Sterry, da Companhia Ytuana de Estradas de Ferro.
Depois de mais de um século de funcionamento, a Fábrica São Luiz encerrou suas atividades na década de 1980. Hoje a Fábrica abriga um espaço cultural que é destinado para exposições temporárias e realização de eventos.
Telefone: (11) 4013-4554. Endereço: Rua Paula Souza, 492 "" Centro.
Espaço Cultural "Almeida Júnior"
O majestoso sobrado, na esquina da Rua Paula Souza com o Passeio Público Marcos Steiner Neto, antiga Rua XV de novembro, abrigou por muitos anos o Grupo Escolar Cesário Motta. Foi construído pelo Barão de Itu, Bento Paes de Barros, para residência de sua família, foi inaugurado em 1858.
A 31 de março de 1989, aí foi criado o Espaço Cultural "Almeida Júnior"?, homenageando o famoso pintor ituano, abrigando a Secretaria Municipal de Cultura, o Museu de Arte Sacra Padre Jesuíno do Monte Carmelo, a Biblioteca Municipal, o (MAHMI) Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu e a Discoteca Newton Camargo Costa, atualmente também abriga a exposição das fototelas do pintor Almeida Junior. É um local com espaços para exposições temporárias e diversas atividades culturais.
Telefone: (11) 4023-0363, 4023-2209 e 4022-5147. Endereço: Rua Paula Souza, 664, Centro.
Museu da Energia
FotoDefronte o sobrado do Barão de Itu, existe um outro importante marco da arquitetura urbana de Itu. Com a sua elegante fachada ornada com azulejos portugueses, este sobrado pertencia em 1865 ao Tenente Antônio Correa Pacheco e Silva, irmão do Padre Miguel Correa Pacheco. Por muito tempo ficou sob o comando de Dona Ignácia Correa Pacheco, mulher à frente de seu tempo.
Nele, posteriormente, funcionou a Companhia Ituana da Força e Luz, a Light and Power e a Eletropaulo, que o doou a AFPHESP (Fundação do Patrimônio Histórico e da Energia do Estado de S. Paulo). O museu conta em seu primeiro piso, o cotidiano da sociedade do séc. XVII e no piso superior, a evolução da energia até os dias de hoje.
Telefone: (011) 4022-6832 e 4013-1038. Endereço: Rua Paula Souza, 669, Centro.
Conjunto Arquitetônico do Século XIX
FotoO livro "A Província de São Paulo"? publicado em 1888 nos informa que Itu, então, contava "com vários largos ajardinados, com ruas muito bem calçadas e os telhados das casas munidos obrigatoriamente de condutores dágua por numerosos marcos fontanários e iluminada por condutores de querosene"?.
Data dessa época o conjunto arquitetônico que pode ser visto à Praça Padre Miguel, fazendo esquina com a Rua Madre Maria Theodora.
Museu Republicano "Convenção de Itu"
FotoNo ano de 1867, foi inaugurado um elegante sobrado, situado então à Rua do Carmo, atual Barão do Itaim, construído a mando de Francisco de Almeida Prado. Por herança passou a pertencer aos irmãos Carlos e José de Almeida Prado. A fachada foi revestida de azulejo. Foi nesse prédio que, a 18 de abril de 1873, realizou-se a reunião que efetivou as bases do Partido Republicano Paulista, mais conhecida como Convenção de Itu.
No Cinqüentenário dessa Convenção, o sobrado foi transformado em 1923, pelo então Presidente do Estado Washington Luís Pereira de Sousa em museu, o qual possui valioso acervo relativo aos republicanos históricos e à memória de Itu.
Telefone: (011) 4023-0240. Rua: Barão do Itaim, 67, Centro.
Instituto Borges de Artes e Ofícios (IBAO)
Num amplo terreno arborizado, ergue-se o Instituto Borges de Artes e Ofícios, que foi construído com projeto de Ramos de Azevedo.
Inaugurado em 1924, o Instituto deve sua criação a Joaquim Bernardes Borges, falecido em Portugal depois de ter residido, por vários anos, em Itu, quando fizeram doação do terreno para a Santa Casa de Misericórdia da cidade, com a condição de fundar e administrar, perpetuamente, o Instituto Borges de Artes e Ofícios.
Telefone: (11) 4022-3810. Endereço: Praça Conde de Parnaíba, 83, Centro.
Mercado Municipal
A proposta para edificação do Mercado Municipal de Itu data de 1886, mas sua inauguração somente iria se concretizar a 14 de maio de 1905.
Construído com projeto do escritório técnico de Ramos de Azevedo, responsável pela construção do Teatro Municipal de São Paulo e de inúmeras outras importantes obras em todo o Estado, o mercado apresenta espaços livres que constituem pequenas praças, onde se desenvolvem atividades ricas e espontâneas da população e que apresentam mesmo algumas características de lazer.
Telefone: (11) 4013-4937. Endereço: Praça da Bandeira, 104, Centro.
Regimento Deodoro (Antigo Colégio São Luis)
Foto
O Colégio São Luis fundado em 1867 foi erguido em terrenos do antigo Seminário do Bom Conselho, por padres da Companhia de Jesus, vindos de Roma.
Em 1872, o Colégio já contava com elegante igreja e imponentes edifícios, reunindo anualmente cerca de 400 alunos vindos de toda a Província.
Funcionou em Itu até o ano de 1917, quando foi transferido para São Paulo, passando a propriedade do imóvel para o Governo Federal, que nele instalou o Regimento Deodoro. Após 1918, com a implantação do Quartel, a Praça Duque de Caxias, que representava o acesso para a estrada de Jundiaí, incorporou-se ao ufanismo e usos e costumes do povo ituano.
No Museu do Quartel se encontram diversos tipos de materiais e artefatos, com destaque para: troféus, alguns da década de 30, uniformes do início do século passado, equipamentos e utensílios utilizados pelos soldados na 2ª Guerra Mundial.
Também faz parte do complexo a Igreja São Luis Gonzaga, que durante anos foi alojamento da extinta BCR (Bateria de Comando do Regimento), sendo reaberta em 1979.
Telefone: (11) 4022-1184. Praça Duque de Caxias, 284, Centro.