Uma série de passeios em um bom programa para uma viagem curta, ainda dentro do estado de São Paulo, próximo a Tatuí, com toda infra-estrutura e atrações. »»»
O Parque Estadual Intervales é uma das mais belas reservas de Mata Atlântica do país, com 49 mil hectares, localizado a 270 km da São Paulo. O passeio começa pouco antes da entrada principal numa estrada sinuosa, com pinheiros idílicos que exalam um delicioso aroma.
A recepção é logo na entrada. Ali você é recebido com muita simpatia e organização. Mapas com as principais atrações - informações sobre o parque, orientações e restrições são entregues para que não haja nenhuma dúvida durante sua visita.
Todas as trilhas são guiadas com monitores treinados e preparados para qualquer eventualidade, inclusive picadas de cobras. São feitos dois programas diários, com saídas pela manhã e outra à tarde. No total são 18 roteiros abertos para visitas públicas. Todos com diferentes graus de dificuldade, que incluem cachoeiras, rios, grutas e mirantes. Todos precedidos de uma boa caminhada.
O parque oferece dois tipos de estadia na Sede 1 (R$ 48,00 por pessoa, incluso café da manhã, almoço, jantar, pernoite e guias) e na Hospedaria (R$ 40,00 por pessoa; incluso café da manhã, almoço, jantar, pernoite e guias. A principal diferença é a distância do restaurante).
Parque Estadual Intervales
Declarado como reserva da Biosfera pela Unesco, está situado em cinco municípios: Ribeirão Grande, Guapiara, Iporanga, Eldorado Paulista e Sete Barras. Suas unidades vizinhas: o Parque Estadual Turistico do Alto da Ribeira (PETAR), Parque Estadual Carlos Botelho e Estação Ecológica Xitué formam uma área prioritária de Reserva de Mata Atlântica.
Clima
O clima é úmido e frio na maior parte do ano, porque está localizado numa região de 860 m de altitude. Por isso, consulte a previsão do tempo
na semana que você decidir visitar o parque.
Roteiros para visitação
- Gruta Colorida: 4 km;
- Cachoeira do Mirante: 6 km;
- Gruta do Cipó: 3 km;
- Gruta do Tatu: 3,5 km;
- Gruta dos Meninos:1,5 km;
- Mirante da Anta: 6 km;
- Roda d'água: 5 km;
- Caçadinha: 8 km;
- Cachoeira da Água Comprida: 14 km;
- Gruta do Fogo: 5 km;
- Gruta da Santa: 10 km;
- Gruta Jane Mansfield: 10 km;
- Gruta da Mão: 12 km;
- Gruta do Fendão: 12 km;
- Gruta do Minotauro: 14 km;
- Gruta do Zé Maneco: 30 km;
- Cachoeira das Pedrinhas: 28 km;
- Caminho dos Lagos/Espia/Palmito: 5 km.
Como chegar
As estradas são estreitas e a viagem um pouco cansativa para um fim de semana (2 dias), por isso, reserve pelo menos 3 dias para esse programa. O melhor acesso é pela Castelo Branco até Tatuí, siga pela rodovia SP127 até Capão Bonito. Lá você deve ficar atendo e começar a seguir as indicações locais, são mais 25 km até a entrada do parque.
Dica
O local não tem área para camping, portanto, sua melhor opção é hospedar-se dentro do parque, que não aceita cartões de crédito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.