
Assim como os calçados, o vestuário impermeável (jaquetas, calças, luvas, etc) necessita de cuidados especiais para uma maior vida útil, especialmente os modelos "transpiráveis" (com poros especiais que garantem respirabilidade), detentores da mais alta tecnologia para produtos desenvolvidos para Atividades ao Ar Livre. E essa vida útil não depende apenas da qualidade de fabricação dos produtos, mas também do desgaste a que são submetidos, de como são utilizados e da manutenção que recebem.
Como todo produto técnico, quanto mais você lavar a sua peça, mais vai danificá-la. Portanto, a melhor dica é evitar sujar o seu vestuário o máximo possível. Sendo assim, sempre que chegar de viagem passe um pano úmido em seu vestuário para remover possíveis sujeiras e o sal proveniente do suor, substância que além de manchar pode enrijecer os tecidos, favorecendo o aparecimento de rachaduras. Atenção à oleosidade da pele, pois ela pode afetar a impermeabilização do vestuário.
Caso seja realmente necessário, lave o seu vestuário seguindo rigorosamente as instruções de lavagem recomendadas pelo fabricante, já que o processo pode variar bastante de acordo com a marca ou o tipo de produto. Alguns exemplos: muitos fabricantes recomendam que seus produtos sejam lavados a mão, em água morna (ou fria), sem torção, sem esfregar e sem o uso de sabão - se realmente necessário, apenas sabão neutro e esfregados levemente com esponja ou pano úmido. No entanto, grande parte das vestimentas que utilizam a tecnologia Goretex®, líder mundial em sistemas impermeáveis e transpiráveis, podem ser lavadas em máquinas de lavar, em temperaturas de até 40ºC, com o uso de qualquer detergente suave para roupas disponível no mercado e, até mesmo, secar em secadoras (em baixa temperatura). O calor ajuda a ativar o tratamento da superfície dos produtos com Goretex®.
Em todos os casos, lave com bastante água doce para remover qualquer resíduo de produtos de limpeza e deixe sempre secar seu vestuário impermeável à sombra, pois os raios ultravioletas são extremamente nocivos às fibras sintéticas.
Diante destas disparidades de cuidados, leia o manual do produto, a etiqueta da peça, pesquise na Página Virtual ou entre em contato com o fabricante de cada produto para saber como lavar adequadamente seu vestuário.
Tome cuidado com os químicos em geral, especialmente os derivados de petróleo (gasolina, óleo diesel, etc), produtos altamente agressivos aos materiais dos vestuários. Para eliminar manchas, faça um teste com um produto tira-manchas em uma área pouco visível primeiro, antes de aplicar no restante. Após, enxágüe bem. Caso não saia, não insista para não danificar sua peça, contate o fabricante para assessoria especializada.
A maioria dos tecidos impermeável e transpirável, com grande variação de eficácia, conta com uma camada externa repelente à água que reduz a perda de calor e impede que o produto se encharque, obtendo assim maior grau de conforto. Porém esta proteção externa não é permanente, mas pode ser reaplicada manualmente quando se perceber que a água já não se acumula em gotas na superfície do tecido. Para isto, utilize apenas produtos especialmente desenvolvidos para estes fins e siga as suas instruções de uso adequadamente. Agora atenção, os produtos impermeabilizantes aplicados com spray ou esponja são mais eficientes que alguns modelos a serem empregados durante a lavagem, pois eles irão impermeabilizar apenas o exterior da peça, sem comprometer a eficácia das fibras respiráveis.
Sempre que possível, procure deixar seu vestuário "descansar" e ventilar ao menos um dia entre cada uso. Em casa, mantenha-o em um local seco, arejado e abrigado de fontes de luz e calor. E em hipótese alguma guarde seus vestuários sujos, úmidos ou embalados em proteções plásticas, para evitar a proliferação do destrutivo mofo. Desumidificadores e inseticidas que contenham paradiclorobenzeno (para traças, sem cheiro e inócuo aos tecidos) são interessantes métodos de proteção ao seu vestuário.
Se possível, não guarde suas roupas dobradas, para não "viciar" dobras nos tecidos que podem danificar a impermeabilização dos mesmos.
Por último, separe um local especial para armazenar as suas vestimentas técnicas em seu armário, com bastante espaço para o ar circular, já que estamos tratando de produtos com um custo normalmente maior que as suas roupas comuns e que, se bem cuidadas, podem durar facilmente mais de uma década sob os mais incríveis usos.Fonte: http://www.penatrilha.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.