quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Cuidados com sapatilhas de escalada

http://images.jacotei.com.br/grd/233538.jpg

Os cuidados básicos recomendados que devemos ter com as sapatilhas de escalada são bastante similares aos que devemos ter com os calçados em geral. Guarde-as em local seco, arejado e abrigado de fontes de calor, mantendo-as sempre limpas e longe de produtos químicos.
Portanto, não as deixe guardadas dentro da mochila, um dos melhores locais para a proliferação de fungos e bactérias, responsáveis por odores desagradáveis e que se propagam em ambientes quentes, úmidos e escuros. E muito pior que o cheiro é a possibilidade de se contrair fungos que se instalam entre os dedos e as unhas, extremamente contagiosos e responsáveis por grande parte das doenças dos pés.
Caso as suas "sapatas" já estejam afugentando seus parceiros de cordada, lave-as adequadamente e use um talco antibactericida.
Mas lave-as apenas se for realmente necessário, evitando possíveis deformações em sua estrutura. Quanto menos você as lavar, mais elas irão durar! A melhor forma: sempre a mão, sem torcer e com água fria. Evite escovar e usar sabão, mas se for preciso use uma escova macia e sabão neutro. Por exemplo, quando em contato com derivados de petróleo (gasolina, óleo diesel, etc) e outros químicos, produtos altamente agressivos à borracha.
Jamais use máquina de lavar, evitando a possibilidade de deformar permanentemente o calçado.
Se as sapatas não estiverem muito sujas, apenas remova a sujeira acumulada com um pano úmido, especialmente do solado para aumentar a sua aderência.
Caso o excesso de suor encharque o couro, passe um pano úmido no interior das sapatilhas também, para a remoção do sal, substância que pode manchar e enrijecer o produto. Depois, deixe arejar bem antes do próximo uso.
Seque-a sempre à sombra, de preferência em local ventilado, pois os raios ultravioletas ressecam o couro e a borracha. Apesar de absurdo, algumas pessoas utilizam máquina de secar ou mesmo aparelho de microondas para secar as sapatilhas. Não faça isto, pois a cola usada no solado pode ser termo-reativada a partir de temperaturas superiores à 60ºC, amolecendo e descolando.
Não deixe as sapatilhas expostas ao sol sem necessidade ou em locais muito quentes (como porta-malas, etc), para evitar a deformação, a descolagem e o ressecamento da borracha, que acarretam a diminuição de sua maleabilidade e precisão.
As sapatilhas são equipamentos individuais que se adaptam ao pé do escalador, tornando-se mais confortáveis e eficientes a cada uso. Portanto, não as empreste para que a fôrma adquirida com o seu pé não seja desfeita.
Uma dica importante refere-se à técnica de escalada. O escalador experiente evita esfregar desnecessariamente as sapatilhas na rocha, por meio de posicionamentos precisos dos pés. Desta forma, a goma do calçado dura consideravelmente mais que nos primeiros meses de prática. Portanto, busque aprimorar-se tecnicamente.
Outra dica: com o tempo a goma cozida pode oxidar tornando-se mais lisa e dura e uma lixada suave na parte externa do solado ressecado (com uma lixa d'água bem fina) pode recuperar um pouco da aderência perdida.
Existem muitos macetes para aumentar o desempenho e a durabilidade de suas sapatilhas. Mas tome cuidado com os truques milagrosos aprendidos por aí. Tendo dúvidas, contate o fabricante para esclarecimentos precisos.
Quando as suas sapatas apresentarem algum defeito, o ideal é acionar a sua garantia ou solicitar um conserto especializado com o próprio fabricante, evitando reparos inadequados e pouco duráveis.
Também é possível ressolar as suas sapatilhas de estimação, quando elas já estiverem com seu bico e bordas muito arredondadas, quase chegando no couro. Não espere que a goma fure para ressolar. Procure profissionais especializados neste tipo de serviço ao invés do sapateiro da esquina, que nada entende de sua atividade. Com mão de obra e materiais adequados será possível recuperar a precisão de suas sapatilhas até mesmo em pequenas agarras.
Uma das melhores dicas para a maior durabilidade das sapatilhas resume-se à sua utilização. Utilize-as apenas para a escalada, evitando ao máximo caminhar com elas para não danificar o seu solado. A pressão da goma cozida na terra, na areia ou na vegetação reduz em muito a sua aderência e durabilidade.
Lembre-se, com sapatilhas devidamente cuidadas você poderá ir muito além em suas aventuras, com maior eficiência, segurança e prazer.

Fonte: http://www.penatrilha.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.